top of page

Fisioterapeutas do Estúdio inLOTUS são capacitadas para promover qualidade de vida para os idosos.


Com a gradativa mudança de hábitos comportamentais e sociais a expectativa de vida vem aumentando e se tornando cada vez maior a quantidade de pessoas idosas no meio social. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de pessoas com mais de 60 anos deverá crescer muito mais rápido até o ano de 2050 e no Brasil ela quase triplicará de 12,5% para 30% e seremos considerados uma “nação envelhecida”. É comum ouvir das pessoas que é normal sentir dores com o passar dos anos, mas, os profissionais da área da saúde têm que desmitificar essa informação. Dor é um sinal do seu corpo, alertando para algo que não está bem. Sendo assim não é nada normal que isso aconteça, principalmente se for algo frequente.

Com o passar dos anos a fisiologia do corpo vai se alterando, os músculos vão sofrendo um processo degenerativo de massa muscular chamado sarcopenia. Isso gera vários danos a funcionalidade e mobilidade do indivíduo. Sem massa muscular este se torna fraco e isso vai gerando várias consequências como por exemplo: falta de equilíbrio, dificuldade de mobilidade, quedas, funcionalidade comprometida, afastamento da vida social, problemas psicológicos como depressão, tristeza, desânimo.

A introdução da atividade física na vida do idoso é pré-requisito para um envelhecimento bem sucedido. Este é caracterizado por uma pessoa com baixa pré-disposição à doenças e elevada capacidade funcional (física e cognitiva), acompanhado de uma postura ativa perante a vida e a sociedade. Nesse sentido, o Método Pilates possibilita maior integração do indivíduo trabalhando o corpo sob uma perspectiva global, melhorando a postura, desenvolvendo a estabilidade corporal, coordenação, equilíbrio, força e flexibilidade, capacidades necessárias para que esses indivíduos tenham uma velhice mais saudável e independente. O treinamento funcional e o yoga bem direcionado e orientado, dentro das capacidades de cada um, também se tornam opções. Além disso a nossa fisioterapeuta Isabella Campolina está realizando um projeto que se chama Cuidar bem que como objetivo promover saúde qualidade de vida para a terceira idade. O programa visa uma atenção em todos os âmbitos como ganho de força, melhora do equilíbrio, prevenção de quedas, além de monitoramento dos dados vitais ( frequência cardíaca, saturação de oxigênio e pressão arterial) O programa pode feito de forma individual ou em grupo.

O corpo humano é como uma máquina, quando não utilizada e nem “lubrificada” com o passar do tempo vai se danificando e ficando cada vez mais difícil fazer com que se mova e funcione. Assim como as máquinas, o organismo precisa também estar em movimento.


https://njbh.com.br/2019/03/26/como-ter-um-envelhecimento-saudavel/



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page