top of page

POSTURA E SAÚDE DA COLUNA

Fisioterapeutas do Estúdio inLOTUS orientam com dicas de postura para o dia a dia

Você já parou para pensar em como está a sua postura? Aproveite este momento e perceba como ela está. O objetivo desta reportagem é ensinar você a ganhar consciência de perceber como está a sua postura no dia a dia.


Mas, por que isso é tão importante? A nossa coluna tem as curvaturas fisiológicas (normais) que devem ser preservadas, para que não haja sobrecarga e as cargas diárias impostas a ela sejam bem distribuídas possibilitando um funcionamento saudável. Manter essas curvaturas tem tudo a ver com uma boa postura. Os fatores que auxiliam na manutenção da boa postura e saúde da coluna são: fortalecimento muscular, mobilidade corporal, principalmente da coluna, flexibilidade e estabilidade corporal. Estando todos estes quesitos trabalhando em equilíbrio isso acontece naturalmente.


Porém além destes quatro quesitos ainda tem um quinto super importante: a consciência corporal. E esse só depende de você! Passe a se observar mais fazendo as tarefas diárias. Segue 3 imagens que você deve ser atentar:


1. Na imagem: evite dobrar o tronco para pegar algo pesado no chão. Utilize os joelhos dobrados mantendo a coluna alinhada e o abdômem contraído para elevar o corpo com o objeto pesado nãos mãos.


2. Na imagem : Ao carregar o seu bebê, evite jogar o tronco para trás e o quadril para frente. Fazendo isso você desregula todo o funcionamento saudável da coluna, sobrecarregando ela e isso pode trazer dores. Faça como na segunda imagem mantendo um alinhamento do corpo para que a coluna consiga se manter alinhada. E lembre-se de contrair o abdômem.


3. Na imagem: Evite manter uma semiflexão do troco ( levar o tronco p frente ) por tempo prolongado. Isso gera sobrecarga para a musculatura posterior do tronco que sustenta essa postura. Se possível assente deixando a coluna apoiada ou alterne os joelhos, dobrando um e mantendo por um determinado tempo ou coloque uma caixa de sapato sobre um pé e alterne isso durante o tempo em que for ficar de pé.

5 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page